Saúde

Plano de testagem contra Covid-19 deve ser levado a conselhos de secretários de Saúde

Um plano de testagem da população contra Covid-19, principalmente dos profissionais da linha de frente, deve ser debatida com os Conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Segundo informações dadas pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a estratégia é estabelecer três eixos e garantir a testagem periódica dos mais expostos ao contágio.

A nova estratégia de testagem com exames de antígeno deve conter a propagação do vírus, pois, ao identificar a contaminação, a intenção é isolar os infectados e seus contatos. O primeiro eixo prevê a testagem de sintomáticos em Unidades Básicas de Saúde (UBS); o segundo busca ativa de assintomáticos e pré-sintomático; e o é focado na soroprevalência, por meio de amostras da população que permitirão monitorar a transmissão do vírus ao longo do tempo.

Os profissionais mais expostos ao risco de contágio - como os da saúde, da segurança pública e do transporte público - devem ser testados semanalmente para minimizar a transmissão do vírus. No entanto, o plano ainda será levado ao Conass e Conasems para avaliar a capacidade de testagem dos Municípios.

Variantes
Ainda sobre as medidas de contenção da disseminação de novas variantes do coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promoveu reunião virtual com servidores da Gerência Geral de Portos, Aeroportos e Fronteiras (GGPAF). Queiroga participou da videoconferência e propôs trabalho conjunto, com secretarias estaduais e municipais de Saúde, para reforçar as medidas já adotadas,

Nos portos e aeroportos, a Anvisa notifica os casos suspeitos para que às secretarias estaduais e municipais possam atender pacientes, realizar testes, confirmar casos suspeitos e identificar quem teria tido contato com pessoas infectadas pela Covid-19 e demais variantes.

CNM

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Curta nossas páginas nas redes sociais
e compartilhe nosso trabalho

Câmara Municipal de Água Doce Do Maranhão

CâMARA MUNICIPAL DE ÁGUA DOCE DO MARANHãO

Endereço: Rua 1º de maio, 101 \ Centro \ ÁGUA DOCE DO MARANHÃO - MA \ CEP: 65578000

Horário de atendimento: 08:00 às 13:00